sexta-feira, outubro 01, 2004

Portugal e os seus vícios

As pseudo-notícias já não são notícia… uma verdade segundo La Palisse… mas Lenine afirmou: “é da realidade que vêm as ideias justas"… a verdade é que a paciência começa a esgotar-se… provavelmente até já se esvaziou mesmo…

Ontem ficamos a saber que somos todos – pelo menos uma grande parte – de tamanho XXL. É necessário revelar este facto? Pensam que eu ainda não reparei quando vou comprar roupa? A famosa dieta mediterrânica está a ceder a hábitos alimentares menos saudáveis. As nossas mulheres estão cada vez mais parecidas com aquela senhora do anúncio da Sical… sim, a baiana… nós, os homens, em contrapartida mais próximos dos gloriosos lutadores de sumo… que horror… ter de andar de fralda e de rabiosque para o ar… ainda não estamos na Quinta das Celebridades…

Poupem-me… o dia Mundial da Alimentação é só em Outubro…

As folhas noticiosas também nos informaram como uma empresa de software conseguiu enfiar todos os professores numa sala de teatro… como é nínguem se tinha ainda lembrado disso?? Reparem bem o dinheiro que poderíamos ter feito… La Féria… Politeama… estão a entender? No entanto parece que faltaram algumas cadeiras… acreditando na voz dos legítimos representantes dessa classe trabalhadora…

Hoje ficámos a saber que nos drogamos menos… ok, ok… cannabis não conta… apenas se verificaram 152 mortes segundo o IDT… bom… quem fez as contas lá no IDT? Estes números foram avaliados pelo nosso “Fintas”? Mas é bom saber que nos drogamos menos… por mim fiquei muito mais descansado… eu que andava preocupado com os três maços de Ventil e os 12 cafés… já disse: a outra coisa não conta…

Os portugueses devem estar gratos por este manancial de informação… poderão assim dormir muito mais descansados… pelo menos até à próxima rajada de informação vital… palpita-me que estará relacionada com sexo… já estou a ver as manchetes: “Portugueses comem-se menos”… ou… “Portugueses com falta de apetite”… bem, irá variar em função do jornal… no 24Horas seria… ok, penso que já entenderam a minha ideia…

O sexo está sempre na agenda… mas também poderá ser outro… o consumo de medicamentos, por exemplo… “Farmácias duplicam venda de Xanax”… pois… porque será?

A verdade é que o news judgement anda uma lástima… não se vai ao fundo… será que os portugueses comem em demasia porque andam desequilibrados? Porque não têm dinheiro para uma melhor alimentação? Será um problema de identidade, sim, se o problema da obesidade é um fenómeno nos países desenvolvidos, nós também o pretendemos ser? Ou será que o Serviço Nacional de Saúde anda preocupado com esta questão de saúde pública? Ou será que o SNS pretende poupar mais uns cobres? Os portugueses consomem poucas drogas? Será esta notícia uma imposição de um cartel colombiano? Será para provar que os submarinos do Portas já estão em actividade e têm contribuído para apreensões? Foi o facto daquele barco holandês ter sido impedido de atracar num porto nacional?

Que se passa!!! Os jornais – infelizmente até já os de referência – estão cada vez mais parecidos com aqueles que têm como especialidade a realidade do desporto nacional!

Não queremos mais informação, pretendemos melhor informação! As notícias de fait divers não podem ter o destaque que têm merecido… não se passa mais nada? Já ninguém faz jornalismo de investigação? Não é necessário procurar as causas, enquadra-las… e já agora… retrata-las de forma fidedigna?

De que estão à espera? Do início do processo Casa Pia? Que o Benfica seja campeão?

Que desespero…. vou estar uma semana sem comprar jornais… e palpita-me que vai acontecer o mesmo que sucede com as telenovelas da TVI… mesmo depois de uma semana, o episódio ainda será o mesmo… não se perdeu nada…

Sem comentários: