terça-feira, outubro 26, 2004

Assim somos vistos...

Santana visto como estrela da imprensa cor-de-rosa
Jornal espanhol faz balanço dos 100 dias de Governo
A falta de preparação do primeiro-ministro português e a obsessão com os meios de comunicação são dois dos pontos em destaque no artigo publicado na edição de hoje do El País. Um texto que pretende fazer um balanço de 100 dias de Pedro Santana Lopes à frente do Executivo. O resultado é uma análise pouco cor-de-rosa. À excepção da imagem do chefe do Governo.

Joana Latino
Jornalista

Todos estão juntos contra o primeiro-ministro. É assim que o artigo assinado por Margarida Pinto caracteriza a sociedade portuguesa depois de 100 dia de governo de Santana Lopes. Preto no branco, no Jornal El País, explica-se que o primeiro-ministro conseguiu uma aliança pouco comum entre meios de comunicação social mais ou menos conservadores, comentadores de esquerda e de direita, sindicatos e patrões.

O diário espanhol salienta depois os casos que considera reveladores de um chefe de governo que não resiste a um microfone ou a anunciar uma medida por dia.

O mais flagrante, escreve Margarida Pinto, envolveu o ministro das Finanças. Um dia Bagão Félix explicou que a situação económica do país não permitia baixar impostos ou subir os salários congelados nos últimos anos. Duas semanas depois, Santana Lopes anunciou o contrário, pressionado, diz o artigo, pela proximidade das legislativas do próximo ano, e pelas legislativas de 2006.

Um orçamento, acrescenta, que serviu ao primeiro-ministro para calar a polémica desencadeada pela suspeita de pressão sobre a comunicação social. Mais um caso destes 100 dias de governo, que envolveu desta vez o ministro dos Assuntos Parlamentares.

O jornal El Pais explica que às acusações sobre o caso Marcelo Rebelo de Sousa, Gomes da Silva se defendeu com a insinuação de uma conspiração contra o governo.

O artigo caracteriza Santana Lopes como alguém que raramente levou um mandato até ao fim - como secretário de estado da Cultura, presidente da Câmara da Figueira ou presidente do Sporting. E explica que é um homem que construiu carreira através de uma enorme exposição pública da vida pessoal e privada. Santana Lopes é visto pelo jornal espanhol como uma estrela da imprensa cor-de-rosa. Como último exemplo da obsessão com a imprensa, o El País lembra o desmentido da sesta alegadamente dormida pelo primeiro-ministro, entre um debate parlamentar e um desfile de moda.

in sic online
Haja saúde

Sem comentários: