sábado, outubro 02, 2004

Clipping...


O Sexo sem complexos
[segundo Lorena Berdún]

Jornal PÚBLICO, por Ricardo Dias Felner - Sábado, 02 de Outubro de 2004


Quando se trata de "aprender a fazer sexo" a maioria das pessoas mostra alguma resistência e reage de uma de três maneiras: há quem diga que já sabe tudo, há quem diga que isso só se aprende fazendo, e há quem diga que isso não se aprende, sente-se.

Há, no entanto, várias evidências que contrariam este verberado desinteresse pela instrução sexual: provam-no, nomeadamente, as audiências dos filmes pornográficos, as vendas da revista "Maria", e o sucesso dos consultórios sexuais e das rubricas do género "10 truques com a língua para ele não a deixar".

O fenómeno não é negativo, por si, se se distinguir a ficção da realidade. Mas, parece-me que seria positivo que houvesse em Portugal um grande sexólogo de massas, mais sofisticado e rigoroso: uma coisa que fizesse a ponte entre o desbragamento de um "Gostas Pouco Gostas" e o cientismo "blazé" de Júlio Machado Vaz; algo entre as demonstrações impressivas do canal 18, o surrealismo da "Maria" e o aborrecimento da sexologia e da psicologia sentada no sofá.

Em Espanha já existe, com grande êxito. "Me lo dices me lo cuentas", assim se chama o célebre programa da Telemadrid, a passar também no Canal Sur, é um "talk show" singular, onde brilha a jovem e voluptuosa sexóloga Lorena Berdún.

O segredo do sucesso está precisamente na mestria da apresentadora - agora transferida para a TVE, para fazer um programa semelhante - em promover o aconselhamento sexual sem complexos, conseguindo simultaneamente entreter e fazer a pedagogia do sexo. Num dos programas que vi, Lorena ensinava, por exemplo, com grande teatralidade e competência, como identificar o ponto G nas mulheres e... nos homens.

Felizes, estes espanhóis.

Sem comentários: