quarta-feira, novembro 24, 2004

O Rui é bom companheiro, o Rui é bom companheiro


Foto Lusa

A escolha de hoje não foi fácil. Os temas eram variados. Pedro Santana Lopes parecia hoje um homenzinho na televisão. Todo arranjadinho, um fato com um óptimo corte… as perguntas com Judite de Sousa muito bem ensaiadas… Central de Comunicação? O Presidente da República é que tem razão! Gastar mais dinheiro para quê? As coisas já funcionam tão bem como estão. Os recursos de propaganda não estão ainda todos maximizados… faltam os manuais escolares…

Adiante…

RUI GOMES DA SILVA conhecem? Aquele senhor de ar austero que se esqueceu de pagar ao BNU.

A minha escolha para o comentário de hoje não recaiu sobre as dívidas do actual Ministro dos Assuntos Parlamentares. Não me parece relevante ter um governante que andou três anos a fugir a uma notificação do tribunal de Cascais. O valor em questão (29.750 euros) é tão insignificante que não merece muita atenção. O facto da divida ter conduzido a uma segunda penhora do seu andar quando era deputado e membro do Conselho Superior do Ministério Público é completamente irrelevante. Digo segunda penhora, pois já existia uma outra relacionada com uma divida não paga à CGD.

Meu Deus, os jornais fizeram hoje manchete com este assunto. Qual a é relevância? Os directores de informação e chefes de redacção andam com uma deficiente capacidade de news-judgment. Como se este assunto tivesse importância… mais: afirmam que o tribunal apenas conseguiu contactar o distinto senhor quando um juiz mandou penhorar a mobília do escritório de advocacia que Gomes da Silva partilhava – sim partilhava! – com José Braga Gonçalves, da Universidade Moderna.

Realmente não compreendo onde está a notícia.

Todos nós sabemos as dificuldades que as famílias portuguesas têm em cumprir as prestações dos créditos contraídos junto da banca. Ainda hoje noticiava o Diário de Notícias que está a aumentar o número de famílias que não consegue pagar as ditas prestações dos créditos. Os pedidos de ajuda à DECO quadruplicaram nos últimos quatro anos. O motivo mais frequente para as famílias deixarem de pagar está relacionado com o sobreendividamento. As pessoas recorrem à DECO porque têm receio de perder as casas. Gomes da Silva não recorreu à DECO, ele foi para o Governo! Onde está a notícia?

Mas o coitado não anda bem, isso não anda. É por causa destas calúnias que ele revela alguns desequilibrios.

Hoje tivemos um exemplo desse desequilibro. Ainda não passou uma semana e ele admite que há problemas com a pergunta escolhida para o referendo sobre a Constituição Europeia. Apesar de ter sido definida pelos partidos da maioria que constituem o actual Governo (o tal de que Gomes da Silva é Ministro) e o maior partido da oposição (para quem não sabe, refiro-me ao PS e não ao BE), Gomes da Silva veio hoje a terreiro afirmar que o Governo se desmarcava da pergunta. E porquê? O motivo é simples: “não é directa, não é clara e nem sequer aquela que o Governo desejava”.

Querem homem mais sério para vos governar?

Agora sim, esta é uma verdadeira notícia.

Sem comentários: