segunda-feira, novembro 24, 2003

Histórias Ferroviárias VIII

No meio do torpor matinal, de frente para mim, três, mochilas "EASTPAK", adolescentes, com auscultadores alternadamente repartidos, efectuavam cálculos do algoritmo húngaro (onde é que já ouvi falar disto). Interrompendo o "estudo", e aludindo à letra da musica, diz a preta para a castanha:
- Sabes o que é o "Bloody Sunday"?
- Não. - Respondeu a outra.
- Ganda nabo, " Bloody Sunday " é sexta-feira sangrenta!
- Parou, parou! - interpelou a mochila bege - Sunday é sexta?
- Não. É sábado! Enganei-me.
- Sábado? - insiste a bege.
- Domingo, domingo era o que eu queria dizer.
- Parem lá com isso. Afinal o que quer dizer " Bloody Sunday "? - Pergunta a castanha.
- "Domingo sangrento"- responde prontamente a preta.
- Isso já eu percebi, mas o que é que isso quer dizer?
- Isso mesmo, domingo sangrento.

As portas abriram-se e sai para a gare.

F.Marinho

PS. Afinal eles até sabem Matemática, só não sabem é nada de História, e retirando-lhes o "vocabulário de jogo de computador" o conhecimento de línguas é menor que o básico.

PS.1 Para que outras mochilas não passem pelas mesmas figuras tristes aqui vai:
"…Na década de 1970, os católicos saíram para as ruas, pacificamente, para se manifestarem contra leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. Aproveitando o clima de insatisfação, um grupo de militantes relançou o IRA. A fase pacífica do movimento terminou num domingo de Janeiro de 1972, quando tropas britânicas dispararam as suas armas contra os manifestantes, matando treze pessoas. O incidente, que ficou na história como "Bloody Sunday/Domingo Sangrento", desencadeou uma escalada do terrorismo. Durante a década de 1970, mais de duas mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas em atentados bombistas patrocinados pelo IRA e nos confrontos de rua entre manifestantes e forças de segurança…."

PS.2 (Esta sigla não é nenhuma referencia à "Play Station 2") Um "boas-vindas" aos novos bloguistas, "seja bem vindo quem vier por bem"

Sem comentários: