quarta-feira, dezembro 01, 2004

Ainda sobre o «No Reino do Anonimato - Estudo sobre o Jornalismo online»

Notícia Expresso

InternetCríticas ao jornalismo «online»

Um estudo sobre do jornalismo «online», do jornalista do EXPRESSO José Pedro Castanheira, transformou-se em livro e foi lançado na segunda-feira no Corte Inglés, em Lisboa, com a apresentação feita por José Pacheco Pereira.

«No Reino do Anonimato - Estudo sobre o Jornalismo online» debruça-se, entre outros pontos, sobre o problema dos comentários anónimos às notícias divulgadas na Internet. O investigador analisou 730 comentários feitos pelos cibernautas a 32 notícias acerca da Fundação Jorge Álvares, em Macau, publicadas em 2000 pelo EXPRESSO Online.

«Com o estudo concluí que os comentários, alguns deles a resvalar para a calúnia e para o insulto e até passíveis de processo judicial, eram, na sua maioria, anónimos, identificados com nomes falsos e, portanto, não assumidos pelos seus autores», afirmou José Pedro Castanheira, acrescentando que «apenas oito comentários estavam devidamente identificados» com o nome e «e-mail» de quem os escrevera, o que mostra como «num reino de total liberdade, a responsabilidade que lhe devia estar associada é praticamente inexistente».

José Pacheco Pereira, responsável pela apresentação do livro, afirmou que «a Internet pode ser tão pimba como a TV pimba. E a maioria da Net, hoje, é de facto tão pimba como a TV pimba». Palavras duras para sustentar que «o mundo digital precisa sobretudo de ser mediado por critérios de qualidade».

Deixando claro que não partilha da opinião de José Castanheira sobre o anonimato na Internet, realça que o mesmo faz parte do conceito do espaço cibernauta. O que deve é ser enquadrado e responsabilizado.

Segundo o social-democrata, nem tudo é negativo no mundo «online». «O jornalismo de hoje encontra na Net uma população qualificada, que acompanha as informações em primeira mão pela imprensa internacional», disse Pacheco Pereira, que destacou ainda a importância da Net na promoção do debate e discussão.

Sem comentários: