Notícia LUSA
Lisboa, 08 Out (Lusa) - Um em cada português lê jornais regionais, preferindo os títulos semanais, adianta um estudo sobre o sector que a Marktest e a AIND-Associação Portuguesa de Imprensa apresentam hoje. A análise, a que a agência Lusa teve acesso, mostra que mais de metade (50,9 por cento) dos leitores conhece e lê jornais regionais, um valor que fica aquém dos cerca de dois terços de portugueses (64,7 por cento) adeptos dos títulos nacionais. Apesar da diferença, os resultados deste estudo vão possibilitar uma "revolução" no sector da imprensa, avançou à Lusa o presidente da associação de imprensa, João Palmeira. O conhecimento das audiências dos títulos regionais permite que os anunciantes "olhem" para a imprensa regional como um veículo no qual investir, explicou o responsável. "Os planeadores [do investimento publicitário] passam a contar com mais 42 jornais, além dos nacionais" para colocar os anúncios das várias marcas, adiantou. De acordo com João Palmeira, a "revolução" não irá apenas atingir a imprensa. Também a televisão pode passar a disputar anunciantes com os jornais, o que actualmente não acontece. "Com a introdução destes títulos [regionais] a percentagem de pessoas que lêem jornais aproxima-se das que vêem um programa de televisão", referiu, admitindo que "no primeiro ano vai fazer imensa diferença porque os preços da publicidade nos jornais regionais ainda são muito inferiores aos da televisão ou mesmo aos dos [jornais] nacionais". Segundo mostra a análise da Marktest - designada por Bareme Imprensa Regional - os semanários são os títulos regionais preferidos pelos que lêem jornais locais. Quase um terço dos leitores prefere ler semanários, deixando os quinzenais, bimensais e trimensais para segunda escolha. Os títulos com esta periodicidade são lidos por 9,1 por cento dos portugueses adeptos da imprensa regional, enquanto os diários de ficam pelos 6,7 por cento. O comportamento destes leitores mostra-se contrário ao dos apreciadores de títulos nacionais já que, neste segmento, as preferências de dois terços dos portugueses recaem nos diários, embora um em cada quatro leitores também adquira semanários. Castelo Branco é o distrito onde são lidos mais semanários regionais, sendo os escolhidos por cerca de dois em cada três apreciadores destes títulos. Santarém, Leiria, Vila Real e Aveiro são também distritos com muitos leitores de jornais regionais semanais, apesar de só em Santarém o hábito de leitura destes títulos ser seguido por mais de metade da população. Os quinzenários, bimensários e trimensários são mais lidos em Viana do Castelo e Bragança, com quase um quarto da população de cada distrito a consumir estes títulos, enquanto os grandes "devoradores" de diários regionais se encontram em Coimbra. Quase metade da população de Coimbra aprecia os títulos regionais diários, sendo que em Évora e Braga também se encontram leitores destas publicações em cerca de um quarto dos habitantes. O Bareme Imprensa Regional é hoje apresentado às agências e centrais de meios, empresas que planeiam a distribuição da publicidade paga pelos anunciantes. O primeiro relatório irá divulgar as audiências das publicações regionais entre Janeiro e Julho deste ano e será distribuído gratuitamente às agências de meios graças ao investimento concedido pelo Estado. PMC. Lusa/Fim
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quarta-feira, outubro 08, 2003
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