domingo, outubro 26, 2003

Fim-de-semana chuvoso...



Em primeiro lugar… o Benfica

É assim: eu não sou invejoso, sério, não sou… e mais, invejoso do Benfica… mas há uma coisa que me admirou um pouco ao assistir aos festejos da inauguração do novo campo de futebol da Somague... Não acham que está na altura de refazerem o vosso símbolo?

Sim, o raio da águia (à qual o filho chama carinhosamente «galinha», vá lá saber-se porquê... mas as crianças são inocentes e nunca mentem)!

Ao ver a águia... ao ver as bandeiras vermelhas desfraldadas ao vento com aquela águia estampada... bom, parecia estar a assistir ao documentário sobre os jogos olímpicos (OLYMPIA, a festa da beleza) da, recentemente falecida, Leni Riefenstahl...

Sinceramente, não sei se foi apenas eu a ter essa sensação, mas penso que o pessoal do marketing deveria fazer uma proposta ao SLB para um restyling à águia... tudo bem que esse clube está conotado com o poder do tempo da outra senhora (ou melhor: senhor), mas esse tempo já lá vai... (se eu estivesse mal intencionado, diria agora que também já lá vai há muito o tempo em que tiveram a vossa glória... mas como estou bem intencionado e apenas pretendo fazer uma critica construtiva... não o digo).

Eu até compreendo... estamos em crise, dizem que o país está triste e abatido... nada como alegrar as multidões... e segundo os vossos números são 6 milhões, 60 por cento da população nacional... mas é necessário termos algum cuidado...

Não basta o PS andar entretido com aquele percalço com os «miúdos» (ou melhor, com a «cabala montada por forças cobardes que pretendem derrubar a direcção do maior partido da oposição, com o intuito de fazer esquecer casos muito mais graves da sociedade portuguesa»), permitindo aos partidos do Governo gerirem a seu belo prazer o rumo de uma nação, deixando a dois deputados a oposição efectiva (sim, estou a falar do BE).


Parece que foi montado um conluio... sob o signo do grande B… Benfica, Big Brother, Bibi, Braga Gonçalves... o «populismo» que não começa por B, mas deveria... enquanto este país deriva alegremente (e isto ainda sem os submarinos para desimpedirem a costa dos barcos que semeiam coca nas nossas águas).

A Justiça anda a ser condenada com tantas pessoas a colocarem-se em bicos de pés para aparecem sob a luz de um projector de câmara;

A Educação anda com um tijolo atado à ponta (espera-se que cortem o cordel antes de bater no fundo);

A Saúde vai-se privatizando, as dívidas vão-se mantendo;

Borboletas assassinas derrubam pontes;

O ministro da Defesa brinca à tropa com os seus mancebos (para onde terão ido os 20 que faltaram à chamada?);

Santana Lopes segura Gehry (vai-se lá saber quem segura quem... );

Rui Rio transforma polícia municipal em Guarda Pretoriana perseguindo o pessoal que presta serviço público arrumando os carros, numa cidade - igual a todas as outras - que não consegue ordenar o tráfego e não proporciona transportes alternativos de qualidade (leiam as «Histórias Ferroviárias» para conhecerem a realidade lisboeta);

Do Alentejo retiram-se os zelosos GNRs que tanta falta fazem para guardar os montes, enviando-os para territórios do nosso inimigo natural;

O Governo prepara-se para assinar um novo tratado em Bruxelas, deixando a possibilidade de um referendo para as calendas gregas;

O ministro tem uma vitória esmagadora na discussão sobre as águas territoriais com Espanha, mas afinal parece não ter sido bem assim, afinal quem é que fica com a cabeça do carapau?

Agora parece que vamos entrar na bolsa da poluição... sim, nós somos desenvolvidos, já podemos comprar a Timor os direitos de poluição... nós não somos como os americanos, nós ratificamos o tratado do Quioto e cumprimos;

Portugal ardeu, mas parece que afinal não foi assim tão grave... vamos esperar pela primavera, para a mãe natureza fazer o trabalho por nós... até já conseguimos receber mais uns trocos de Bruxelas;

As dívidas ao Estado privatizam-se para bem do Pacto de Estabilidade e Crescimento... sim, os alemães não são capazes, mas nós sim...

Deprimidos? Pois, o Daniel é que tem razão: força Benfica. Importante é o pessoal andar distraído.

Este repórter está muito bem informado e conseguiu saber através das suas fontes (próximas de alguém bem colocado no Governo) que está um novo plano em marcha: a Mariza e o Carlos do Carmo vão receber um subsídio substancial do ministério da Cultura, para reforçar/relançar a expressão do fado em Portugal; por outro lado também foi possível apurar que o Governo nomeou Jardim Gonçalves para presidente de um lobby que pretende mover interesses no Vaticano para que o próximo Papa seja português.


Preparem-se o tempo dos três F está de regresso...


... agora em segundo lugar… um pensamento que me parece importante para os colegas jornalistas:
(Recebi-o por mail e pareceu-me importante partilhar)

Na Grécia antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento.
Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
- Espera um minuto - respondeu Sócrates - antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo."
- Filtro Triplo?
- Sim - continuou Sócrates - antes que me fales do meu amigo, talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.
E continuou:
- O primeiro filtro é a VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
- Não - disse o homem - o que acontece é que eu ouvi dizer que...
- Então - diz Sócrates - não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro que é a BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amiga é bom?
- Não, muito pelo contrário...
- Então - continuou Sócrates - queres dizer-me algo de mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é a UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
- Não, acho que não...
- Bem - concluiu Sócrates - se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?


... em terceiro lugar... o almoço

Não sei como estão as votações, mas quero voltar a votar (sim, os familiares e amigos dos concorrentes do BigBrother também podem votar as vezes que entenderem...). Quero votar Hortelã e Pimenta nas Caldas da Rainha...

Tenham um bom fim-de-semana! Desculpem o discurso, mas fiquei um pouco confuso com a mudança da hora... que horas são afinal?


seeUall

..::carlos galveias::..

PS: Um beijinho especial para ti Cláudia.

Sem comentários: