Mais de 400 Mil "Downloads" Feitos em Três Meses na Biblioteca do Conhecimento Online
Jornal PÚBLICO, Sandra Silva Costa - Link para o artigo
Entre Março e Maio deste ano, foram feitos 464.313 "downloads" de artigos na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), uma iniciativa conjunta da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. O número foi ontem divulgado por José Fernandes, da UMIC, na segunda edição das jornadas do Gabinete de Apoio às Bibliotecas da Universidade do Porto.
Apresentada publicamente a 19 de Abril passado, a "b-on" tem como objectivo promover o acesso "on-line" às principais fontes de conhecimento internacionais. Nesse sentido, foram firmados vários acordos com instituições académicas e científicas de todo o mundo e está já disponível o acesso a mais de 3500 publicações electrónicas de seis editoras de referência internacional.
De momento, as universidades e as escolas politécnicas são as principais subscritoras dos serviços da "b-on" - cerca de 80 por cento das instituições académicas nacionais já aderiram. José Fernandes anunciou, no entanto, que há já outras entidades interessadas na oferta da Biblioteca do Conhecimento - o Hospital Garcia de Orta, em Almada, a Assembleia da República e o Oceanário de Lisboa são apenas alguns exemplos.
Com um custo estimado de funcionamento de oito milhões de euros por ano, a "b-on" é financiada a 50 por cento pela UMIC e pelo Programa Operacional Sociedade de Informação; os restantes 50 por cento têm que ser assegurados pelas instituições subscritoras.
Qualquer pessoa pode fazer pesquisas na Biblioteca do Conhecimento - basta entrar em www.b-on.pt. A consulta dos artigos, porém, está reservada apenas aos utilizadores registados. Brevemente, a "b-on" vai passar a disponibilizar também perto de 170 recursos gratuitos, informou José Fernandes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário