terça-feira, julho 06, 2004

Histórias Ferroviarias

Enquanto alinhava as minhas ideias sobre estes momentos de tensão1 que o país atravessa, fui interrompido pela voz mecânica que saia dos altifalantes da carruagem - " Pede-se aos senhores passageiros para terem atenção aos seus pertences, todos os objectos deixados nas composições serão destruídos pelas forças de segurança ".
Alertado por tal mensagem e quase como um reflexo incontrolado, verifiquei se a minha mala ainda se encontrava no centro dos meus tornozelos e respirei de alivio.
Com o olhar ainda direccionado para baixo, deparo com as pernas fronteiriças, encimadas por uma langerie alva, que me deixou completamente perturbado. Continuando o movimento ascendente2 chego a um decote de tal forma pronunciado que não permitia a continuação da leitura do vespertino entre mãos.
Sustive a respiração e algo de estranho passou pela minha cabeça….. a matemática…
Com o olhar pregado naqueles seios desnudos vislumbrei o sistema binário, adjectivo de duas unidades, dois elementos ou dois termos, que com o trepidar da carruagem eram sinónimo musical de um compasso a dois tempos.
Senti a mãos suadas. Qual sistema decimal que se diz de uma fracção cujo denominador é uma potência de dez. Assim se sentiam os meus dedos.
Consegui resistir e desviar o olhar para os outros parceiros de viagem, também eles3 com o olhos fixos no conjunto provocante. Todos os quatorze, de que somados a nós os dois resultavam num sistema hexadecimal.
Ao chegar à estação o jovem que está à minha frente guarda repentinamente a revista que tinha entre mãos e assim que desapareceu aquela visão celestial, regressei às noticias da tensão nacional.


F.Marinho

1 Com "N" (ó mentes perversas).
2 Dos meus olhos (ó mentes perversas).
3 E elas (ó mentes perversas).

3 comentários:

Carlos Galveias disse...

Na RTP...deixou uma série de certezas: terá mais ministérios... PSLopes esclareceu ontem tudo... essas pernas fronteiriças, encimadas por uma lingerie alva... são agentes de um novo ministério, o GBD (Gajas Boas para Distrair)... a função deste ministério (inspirado numa teoria de Goebbels) serve para distrair a população masculina da tensão nacional... e... quem sabe... aumentar as médias de matemática nos exames nacionais... claro que já está em preparação uma remodelação governamental... este ministério passará a ter agentes do sexo masculino e feminino...

Anónimo disse...

Saudades..................................
Das histórias, mas muito mais do contador de histórias....................................

Anónimo disse...

Muitas saudades..................

Do contador de histórias..........................