quarta-feira, dezembro 10, 2003

Problemas de Comunicação

PAULA SÁ SUSETE FRANCISCO PEDRO CORREIA, in DN 10.Dez.2003

Em reuniões com vários dos seus ministros e alguns dos seus colaboradores mais próximos, Durão Barroso já reconheceu: existe um problema de comunicação no actual Governo. «Precisamos de melhorar o nosso diálogo com os portugueses», apelou o chefe do Executivo em pleno Conselho de Ministros. Nessa mesma reunião, Durão pediu aos seus ministros que enumerassem as prioridades sectoriais de cada pasta para 2004. Na sua opinião, isto permitirá simultaneamente melhorar a comunicação interna e dar visibilidade externa ao Executivo no seu todo.

No Governo há hoje uma preocupação real quanto às deficiências de comunicação, sobejamente apontadas pelos analistas políticos. Mas existe também o sentimento de que a situação económica e política do País não ajuda ao delinear de uma estratégia consistente de comunicação. «Como é possível fazer entender aos cidadãos uma medida muito impopular?» - questiona um membro do Governo. E admite: «Quando as coisas melhorarem em termos económicos e na própria oposição torna-se mais fácil encontrar o discurso político certo para comunicar com os portugueses.»

Talvez por isso não exista qualquer intenção no núcleo duro do Governo, pelo menos a curto prazo, de investir numa assessoria especializada nas áreas da comunicação e imagem. Áreas que estão adstritas ao gabinete do ministro da Presidência, Morais Sarmento.

No entanto, esporadicamente, alguns ministérios e o próprio PSD já recorreram ao serviço de empresas especializadas em assessoria de consultadoria de imagem ou de relações públicas, como a Unimagem ou a Ipsis. Esta última foi contratada para assegurar a «imagem» do recente congresso do PSD/Açores, que ambiciona recuperar o poder regional nas eleições do próximo ano. «O trabalho foi bem executado», revela fonte governamental ao DN, assegurando que se tratou de uma colaboração «pontual» entre a empresa e os sociais-democratas.

O recurso a um publicitário para «trabalhar» a imagem governamental, como aconteceu com Edson Athayde nos executivos do PS, é vista pela actual maioria política em São Bento com algum desdém. «Vê-se como acabou o Governo do engenheiro Guterres...», comenta um membro do Executivo em declarações ao DN.

CRÍTICAS DE MARCELO Marcelo Rebelo de Sousa tem sido um dos principais críticos da estratégia de comunicação do Governo. Ou, mais precisamente, da falta dela. Para o ex-líder social-democrata, «o Governo prepara medidas, vai tomando iniciativas, mas não tira proveito delas». Pelo contrário, critica, «às vezes ficam grandes equívocos no ar. Depois é preciso explicá-los, o que é pior, porque é já a justificar, em função dos ataques que foram feitos».

Para Rebelo de Sousa, são várias as razões destes problemas de comunicação. Por um lado falta uma estrutura especializada ao nível da Presidência do Conselho de Ministros. Por outro, há secretários de Estado «muito fracos», o que obriga os ministros ao desgaste de assumir a primeira linha, até mesmo em questões menores. E há ainda o facto de os partidos do Governo estarem «muito parados».

O professor não tem dúvidas de que houve, nesta matéria, uma regressão desde os tempos de Cavaco Silva. «Com aquela expressão ingénua de dizer que não lia jornais, Cavaco Silva era muito sensível à comunicação social. Alguns dos seus melhores improvisos eram cuidadosamente preparados», afirma.

Actualmente, se há dirigentes que têm uma máquina montada para lhes cuidar da imagem - caso de Santana Lopes ou Luís Filipe Menezes - Rebelo de Sousa diz não perceber por que não o faz o Governo. E deixa um alerta a Durão: «O Governo está a perder a oportunidade de tirar proveito adequado daquilo que faz, o que, a prazo, terá consequências negativas». Por isso, acrescenta, e até porque o primeiro-ministro tem estado cada vez mais ausente do País, «será muito importante retocar o Governo, a seguir às europeias».


..carlos galveias::..

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