Comunicações: falso prémio dá direito a contas exorbitantes
FRAUDE COM SMS ATACA TELEMÓVEIS
Uma gigantesca fraude está a inflacionar as contas de telemóvel de milhares de portugueses. O processo é relativamente simples; é recebida uma mensagem escrita (SMS) no terminal do cliente, dizendo que este recebeu um prémio de 1000 euros e que para o reclamar basta telefonar para n.º 708 182 808.
Tiago Sousa Dias
Tenha cuidado com os números para onde telefona
Depois de marcados os referidos números, os burlões ficam com o registo do telemóvel e podem efectuar chamadas a debitar na conta do cliente.
“Fomos alertados há um mês para esta situação, em virtude das queixas que recebemos de vários clientes”, afirmou ao Correio da Manhã um fonte da TMN, a operadora líder nas comunicações móveis em Portugal.
Trata-se de um esquema que “ultrapassa em absoluto as operadoras”, afirmou a mesma fonte, acrescentando que a autoridade de supervisão das telecomunicações (Anacom) “já foi notificada deste fenómeno”.
Em relação às contas de telefone (que ascendem a vários milhares de euros), as operadoras contactadas pelo CM afirmam que não existe outra alternativa senão o pagamento das mesmas. “As pessoas vão ter que pagar, uma vez que são chamadas efectivamente feitas a partir daquele terminal. As operadores têm de cobrar, porque também elas vão ter que pagar”, afirmou a mesma fonte.
ANACOM FIXA PREÇO
“Têm existido um conjunto de problemas relativos à utilização dos prefixos 707, 708 e 809 (chamadas de acesso universal), e foram detectadas situações em que aqueles números estavam a ser utilizados como prefixos de audiotexto (chamadas de valor acrescentado)”, afirmou ao CM o porta-voz da Anacom.
Para combater aquela utilização indevida, a entidade de supervisão fixou, no final do mês de Novembro, preços máximo aplicáveis à chamadas para aqueles prefixos; assim, o custo de uma chamada para o prefixo 707, é de 0,15 euros por minuto, para o 708 é de 0,25 euros por minuto e para o 809 é o preço de uma chamada nacional no tarifário do serviço universal (0,08 euros na cativação e 0,0738 euros por minuto).
A Anacom aconselha todos os clientes vítimas desta fraude, a apresentarem queixa junto das autoridades policiais.
Também as operadoras fazem notar que todos os SMS por elas emitidos são assinados e as promoções realizadas são publicamente divulgadas em campanhas publicitárias na Comunicação Social.
Esta notícia vinha hoje no correio da manhã, eu próprio já recebi um sms igual, mas felizmente apaguei-o logo!
Aquele abraço,
Luis Zúquete
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário