quarta-feira, dezembro 03, 2003

Internet e Publicidade

O Futuro da Publicidade na Internet

Autor: Bruno Saraiva em MKTOn Line


O que queremos tirar do meio internet ?
Como se poderá entender e inverter um investimento tão baixo em e-advertising ?


Tenho perguntado a mim mesmo nos últimos dias, qual será o futuro publicitário na Internet. Tanto em termos criativos, como de resultados. E o mais importante de tudo, será saber o que queremos tirar do meio internet ? Como se poderá entender e inverter um investimento tão baixo em e-advertising ?

Esta questão compele-me a fazer uma comparação...

O poder de um anúncio de 30 segundos em televisão é enorme e reconhecido por todos. Porquê ? Porque transmite emoções. Recordam-se de anúncios como os das bombokas ou do azeite Gallo, que primam por uma forte conotação com o Natal ? Estes anúncios conseguem apelar às nossas emoções, fazendo-nos lembrar a época natalícia, a consoada, a família, as prendas, etc. Este é apenas um exemplo do poder de um anúncio audio-visual, que é capaz de nos fazer rir, cantar, vibrar... emocionar.

Agora pensemos nos grandes anúncios online.................. Aqui a tarefa já parece bem mais complicada! Provavelmente seremos capazes de nos lembrar de formatos que façam recurso à tecnologia (a maior parte em rich media). Ou mesmo formatos com tamanhos grandes ? Ou será que foi um e-mail ? Ou um concurso/patrocínio ? Aqui, claramente, a resposta torna-se mais difícil. Talvez porque falte a componente emoção a estes formatos.

Então por onde passará o futuro da publicidade na internet ?

Na minha opinião, passa pela união de 2 factores: emoção + percepção.

Emoção, porque o anúncio online tem claramente que ter uma maior taxa de recall. Tem que despertar emoções nas pessoas. Ser lembrado pelas mesmas. Até mesmo nos locais de compra. Tem que nos fazer passar uma mensagem clara, que contenha um benefício/vantagem do produto ou serviço. Tem que ter características próprias que o definam e diferenciem do resto da concorrência.

Percepção, porque os anúncios têm que ser colocados nos locais certos, para serem percepcionados, e através da emoção fazer com a pessoa tenha um estímulo, terminando o processo com uma resposta imediata.

Esta é apenas uma hipótese, mas poderão e deverão existir outras...

O que se pode realmente concluir, é a necessidade de que haja algo mais do que aquilo que temos hoje.

Não diria uma revolução, mas uma evolução (de preferência acelarada) :-)


..::carlos galveias::..

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