quarta-feira, dezembro 03, 2003

As Cidades e o Marketing

As cidades, tal como os produtos ou serviços, devem obedecer a um plano de marketing para atrair os targets certos
O Marketing nos programas desportivos de âmbito local

Autor: Daniel Sá em MKTOn Line


A Figueira está na moda. Lisboa: tanto tão perto. Oeiras marca o ritmo. Matosinhos: terra de horizonte e de mar. Évora: cidade museu. Loulé: capital do golfe. Estes são apenas alguns exemplos sobre a forma como as cidades portuguesas se estão a procurar posicionar no mercado nacional e internacional. As cidades, tal como os produtos ou serviços, devem obedecer a um plano de marketing para atrair os targets certos, sejam eles moradores, turistas, investidores ou empreendedores. Porque não através do desporto?

Muitas pessoas julgam que vender um local é tão somente promovê-lo. Isto é errado. A promoção é tão só uma das actividades do marketing. Para uma cidade se promover, torna-se necessário desenvolver uma estratégia que permita a uma autarquia alcançar os objectivos a que se propõe.

Pode uma autarquia promover-se pela sua principal equipa de futebol? Pode, no entanto, não é claramente uma forma de se diferenciar pois praticamente todas as autarquias do país acham que esta é uma boa forma de divulgação das suas cidades. Mais, alguns encontram aqui argumentos inacreditáveis para justificar os rios de dinheiro que “investem” nos clubes, mas que todos sabem param, na maioria dos casos, nos bolsos dos jogadores do plantel.

Como pode então o marketing ser utilizado nos programas desportivos de âmbito local? Depende do contexto de cada autarquia. Pode passar por eventos, clubes, modalidades, atletas, escolas,… enfim o que for relevante para cada uma das realidades. Investir forte numa grande prova? Apostar com toda a clareza numa modalidade? Disponibilizar espaços para o desporto de recreação? Ou equipamentos desportivos vocacionados para a alta competição? Seja qual for a escolha, é absolutamente fundamental desenvolver uma estratégia de marketing coerente que permita a uma autarquia explicar a sua opção.


..::carlos galveias::..

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