terça-feira, setembro 30, 2003

Marketing e o EURO2004

Para não dizerem que apenas me preocupo com jornalismo, aqui vai uma notícia para os marketeers da turma.
NOTÍCIA LUSA
Marketing: Sector dos media será dos mais beneficiados
30-9-2003 17:01:0
Lisboa, 30 Set (Lusa) - A comunicação social será das áreas mais beneficiadas com o Euro 2004, defendeu hoje a directora-geral da consultora ISM, Ana Matias, no encontro promovido pela Associação dos Profissionais de Marketing sobre as oportunidades de negócio deste evento. A par de outras áreas de negócio como o turismo, a restauração e a construção civil, a especialista em marketing desportivo garantiu que os media vão aumentar os seus índices de facturação, uma vez que o evento irá impulsionar a criação de novos produtos e formatos. O encontro, que decorreu hoje em Lisboa, foi subordinado ao tema "Euro 2004 - Tácticas para ganhar negócios" e reuniu vários dos patrocinadores do Campeonato Europeu de Futebol, que vai decorrer entre 12 de Junho a 4 de Julho em Portugal. "Nos jornais e revistas esta oportunidade já é visível através da criação de promoções e colecções, bem como na área [dos investimentos] em publicidade", explicou Ana Matias. Estas oportunidades são extensíveis à televisão - através das transmissões directas, da criação de novos programas informativos e de entretenimento -, e à rádio, que já começou a planear programação específica e que espera o lançamento da estação de desporto anunciada pelo grupo Media Capital, sublinhou. A Internet também vai, na opinião da directora-geral da ISM (Inside Stuff Management), ganhar com o evento desportivo através do desenvolvimento de novos sites e o aparecimento de +blogs+. A sociedade Euro 2004 prevê que o Campeonato Europeu de Futebol seja visto por mais de oito mil milhões de telespectadores, sendo que os 31 jogos da competição serão transmitidos em canais de sinal aberto. A final do Euro 2000, que decorreu na Bélgica e na Holanda, registou um +share+ de 81 por cento, o que significou uma audiência acumulada de sete mil milhões de telespectadores, lembrou Alain Courtois, director do torneio Euro 2000, também presente na conferência. O evento desportivo realizado em 2000 conseguiu cerca de 120 milhões de páginas impressas, adiantou. Outro indicador revelador do impacto desta competição é o facto do site oficial da UEFA, disponível em oito línguas, atingir actualmente quatro milhões de utilizadores únicos e cerca de 145 milhões de páginas impressas. Outra área que vai lucrar com o Euro 2004 é o sector da edição, com o lançamento de livros e a divulgação de guias e mapas, reforçou Ana Matias. Em termos globais, a responsável elegeu as áreas da construção civil (estádios e acessos), infra-estruturas (telecomunicações), comércio e restauração como aquelas que estão, e que ainda vão, retirar o maior retorno do Euro 2004. Para Ana Matias, o sucesso do Euro 2004 vai passar igualmente pela atitude dos portugueses que "têm que reunir os conceitos imaginação, qualidade, emoção, futebol e Portugal" que identificou como de fundamentais para agarrar as várias oportunidades de negócio. SCA. Lusa/Fim

..::carlos galveias::..

Sem comentários: