sexta-feira, setembro 26, 2003

Prémio Internacional da Liberdade de Imprensa para quatro jornalistas (LUSA)

Quatro jornalistas do Afeganistão, Rússia, Marrocos e Cuba vão ser premiados por "ousarem escrever com independência e credibilidade em países onde a dissidência não é facilmente tolerada", anunciou esta sexta-feira o Comité de Protecção dos Jornalistas (CPJ).
Em comunicado, o CPJ diz que os Prémios internacionais da Liberdade de Imprensa de 2003 serão entregues no dia 25 de Novembro, em Nova Iorque, a Abdul Samay Hamed (Afeganistão), Aboubakr Jamai (Marrocos), Musa Muradoz (Rússia) e a Manuel Vasquez Portal (Cuba).
Hamed escreve artigos de opinião sobre problemas sociais e políticos do Afeganistão para a revista "Telaya", de que é também editor.
Jamai, que edita "Le Journal Hebdomadaire" e "Assahifa al Ousbouiya", foi condenado por difamação do ministro dos Negócios Estrangeiros num artigo em que o acusava de corrupção.
Quanto a Muradoz, o CPJ diz que ele mantém o seu jornal "Groznenski Rabochy", da Tchetchénia, independente das partes em conflito, e que o continua a editar em Moscovo, para onde fugiu, depois de uma bomba ter destruído as instalações da redacção.
Finalmente, em Cuba, Portal ajudou a criar o Grupo de Trabajo Decoro, uma agência noticiosa independente, estando a cumprir uma pena de 18 anos de prisão no quadro de uma campanha de repressão do governo contra a imprensa independente, refere o CPJ. - Lusa/Fim 26/09/2003

Sem comentários: