terça-feira, setembro 21, 2004

Grande homem...

Não é apenas neste blogue que se encontram verdadeiras pérolas... o Público de hoje também nos presenteou com (mais) uma... o nosso querido e afável, mas também impetuoso e ousado Ministro do Ambiente...


Luís Nobre Guedes promete 50 medidas para mudar o Ambiente

O ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes, comprometeu-se hoje a anunciar (logo temos aqui uma típica não-notícia) 50 medidas para o sector, entre as quais um novo "código da água" e a revisão do regime das reservas agrícolas e ecológicas.

"É uma ousadia terrível (pois, ele também é terrível... como o Ivan), mas de outra forma não valia a pena exercer estas funções (será que vale?)", afirmou o titular da pasta do Ambiente e do Ordenamento do Território, nas jornadas parlamentares do CDS-PP, que hoje terminaram na Madeira.

Nobre Guedes, número dois do CDS-PP (grande coisa, eu também sou vogal da direcção do rancho folclórico cá da terra), anunciou que irá, na companhia do secretário de Estado do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, apresentar amanhã estes compromissos ao Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"Se eu falhar (cuidado com as promessas), a responsabilidade é inteiramente minha (ai, ai...). Tenho todas as condições para mudar Portugal a sério (S. Sebastião... finalmente... esta manhã realmente estava nevoeiro)", acrescentou, dizendo que também já pediu para ser ouvido pela comissão parlamentar de Ambiente.

A revisão do regime jurídico das Reservas Agrícolas Nacionais e das Reservas Ecológicas Nacionais é um dos compromissos que irá constar do pacote de medidas que Nobre Guedes apresentará ao Conselho Nacional do Ambiente, a par da publicação, até ao final do ano, do chamado "código da água".

O anúncio, até ao final do ano, da discussão pública do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território; a simplificação dos princípios que possibilitam a revisão dos Planos Directores Municipais; e a criação da Agência do Litoral foram outros compromissos assumidos por Nobre Guedes perante os deputados do CDS-PP (uma verdadeira enchente).

O ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território comprometeu-se ainda a colocar em prática um plano de recuperação dos "habitats" naturais das zonas afectadas pelos incêndios, bem como a aprovar, até final de 2005, os 22 planos de ordenamento das áreas protegidas.

Nobre Guedes deixou também a intenção do Governo de respeitar o Protocolo de Quioto, que, apesar de ainda não estar ratificado pelo número suficiente de países para entrar em vigor, obriga à redução das emissões poluentes.


"Quando cheguei ao ministério não tinha o currículo mais estimável. O repto que faço é que daqui a uns meses falamos e julguem-me pelo que não fiz", pediu o ministro do Ambiente.

Eu também gostaria de melhorar o meu curriculum... será que o tio Santana ainda tem uma vaga para mim... também sei fazer propostas... bem... mais não digo...

Sem comentários: