segunda-feira, março 20, 2006

Notícias à portuguesa

O Jornal de Notícias decidiu gastar papel na seguinte “notícia”… cortam-se árvores para fazer celulose… esta notícia parece-me mais um crime ambiental…



Procurador desconfia de fotocopiadora de Valentim

Nuno Miguel Maia

O procurador adjunto do Ministério Público (MP) de Gondomar desconfiou que a máquina fotocopiadora apresentada pelo advogado de Valentim Loureiro para tirar cópias ao processo Apito Dourado era propriedade da Câmara de Gondomar.

Para apurar um eventual crime de peculato, por utilização de um bem público em benefício particular, Carlos Teixeira até já abriu um inquérito, no âmbito do qual inquiriu uma testemunha e mandou averiguar quem é o dono da máquina.

Tudo começou depois de os advogados de Valentim Loureiro, José Luís Oliveira e Castro Neves terem decidido fazer uma "sociedade" para tirar cópias ao processo. O objectivo era evitar ter de pagar mais de 70 cêntimos por fotocópia e evitar dar trabalho aos funcionários do MP de Gondomar.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, foi alugada uma máquina que foi colocada numa sexta-feira nas instalações do MP. Na segunda-feira seguinte, há algumas semanas, uma familiar de Valentim, que também é funcionária da Câmara de Gondomar, foi ao tribunal para tirar as fotocópias, mas foi surpreendida com a reacção do magistrado.

O titular do processo Apito Dourado quis saber quem era a pessoa, a profissão e a razão pela qual foi incumbida daquela tarefa. E inquiriu-a formalmente como testemunha.

Ao que apurámos, a familiar do autarca explicou que tinha metido um dia de férias para fazer aquele favor a Valentim, ao que o procurador lhe terá dito que não o deveria ter feito, uma vez que as férias constituem "um direito inalienável". Tal facto, então, poderia consubstanciar um crime de abuso de poder por parte do major.

De seguida, Carlos Teixeira solicitou documentos comprovativos de que a máquina foi alugada e não pertence à autarquia. Foi-lhe apresentado um recibo em nome de Amílcar Fernandes, advogado de Valentim Loureiro. Antes disso, porém, o procurador do MP terá tomado nota do número de registo da máquina, outra forma de averiguar o proprietário da fotocopiadora - segundo a factura uma conhecida multinacional do ramo.

Só depois destas diligências é que os defensores dos arguidos conseguiram tirar as cópias do processo.

Link para a Notícia

2 comentários:

José da Silva Maurício disse...

Os Não-Pobres deviam tirar Fotocópias do seguinte documento e distribuí-las entre eles!

E colocavam-lhe um TÍTULO: "Os Filhos dos Não-Pobres são excluídos DA Universidade NA Universidade".

Ora lê.

.
Olá BloGuista.
.
.
Informações Úteis às PESSOAS DAS CLASSES SOCIAIS Média, Média-Alta, Alta e Ricos (quer seja “PAGA-DôR de Impostos” ou “FUGI-DôR de Impostos”).
Alunos do Secundário e alunos Universitários.
.
.
Sabiam que:
.
.
*** EM CADA DOIS (2) ALUNOS UNIVERSITÁRIOS UM (1) NÃO ACABARÁ O CURSO !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
Nota: Em ENGENHARIA É MUITO PIOR. Em cada quatro (4) alunos universitários três (3) não acabarão o Curso !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
Ou seja. Dos alunos que entram nas Universidades e Politécnicos (Públicas ou Privadas) cinquenta por cento (50%) – não chega – a acabar o curso. A maior parte desiste nos 3 primeiros anos do Curso.
.
NOTA: Os Professores Universitários dos 3 primeiros anos deviam ter UM ORDENADO 3 a 4 vezes maior que os Professores Universitários do 4º e 5º anos. Porquê?
.
No total Duzentos e Vinte e Cinco Mil (225.000) alunos não terminarão o Curso. Logo Dinheiro do Estado e dinheiro das Famílias deitados ao lixo todos os anos (Mais de Quatro Mil e Quinhentos Milhões (4.500.000.000) de Euros anuais).
.
.
Nota Importante: E NÃO SE PREOCUPEM COM OS POBRES. Porquê?!?! Porque nas Universidades e Politécnicos (Públicos e Privados) há:
.
- Um por Cento (1%) de Pobres;
.
- Sete por Cento (7%) de Classe Média-BAIXA.
.
- Noventa e Dois por Cento (92%) de Classes Média, Média-Alta, Alta e Ricos. E SÃO ESTES QUE SÃO BURLADOS!!! Abram os Olhos!
.
.
.
*** Um Curso de cinco (5) anos é feito, em média, em oito (8) ou nove (9) anos!
.
.
? NÃO SE ACREDITAM NESTAS INFORMAÇÕES?:
.
Perguntem às Associações de Estudantes, aos Administradores dos Serviços de Acção Social, aos Reitores e aos Presidentes das Universidades e Institutos Politécnicos, tanto Públicos como Não-Públicos. Aos Políticos não vale a pena perguntarem! Eles já têm trabalho que chegue.
.
.
Última Hora (21.3.2006): Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho JÁ FIZERAM UM ESTUDO!
.
Ver Jornal “UMdicas”, http://www.dicas.sas.uminho.pt, Menu do lado esquerdo, “Arquivo do UMDicas” Edição de 17.3.2006, página 3, “Factores Sócio-Económicos afastam alunos da Universidade”..
.
Em 13.723 (treze mil setecentos e vinte e três) alunos inscritos há 31 (trinta e um) alunos cuja Capitação Monetária Mensal é menor que (<) 0,25*S.M.N. (zero vírgula vinte e cinco vezes o Salário Mínimo Nacional).
.
Perguntem aos Professores de “Má-Temática” quanto é que é 31 em 13.723 em termos de Percentagem. Têm a percentagem de alunos pobres.
.
.
SOLUÇÕES SIMPLES:
.
i -- Fechem todas as Universidades e Institutos Politécnicos durante cinco (5) anos e ABRAM ESCOLAS SECUNDÁRIAS TÉCNICO PROFISSIONAIS COM ACESSO À UNIVERSIDADE.;
.
In “Livro aconselhado às Escolas Técnico Profissionais com acesso ao Ensino Superior”, http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt, 21.Dez.2005, (http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_12.html#893945 )
.
.
E/OU ENTÃO,
.
.
ii -- AUMENTEM AS PROPINAS, anualmente, para CINCO (5) VEZES o SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL (nos Institutos Politécnicos Públicos e nas Universidades Públicas).
.
Prova dos Nove contra os Aldrabões e Aldrabonas e a sua “Ladainha dos Pobrezinhos”:
.
Ver: “Alunos COM POSSES têm mais hipóteses no ENSINO (superior) PÚ-BLI-CO”, http://jn.sapo.pt/2004/08/22/sociedade/ha_portugal_cultura_facilitismo.html
.
.
NOTA: No Secundário, nos Externatos, pagam 1500 Euros anuais. Depois nas Universidades e Politécnicos só pagam 900 Euros. E QUERIAM QUALIDADE!?!?!? Ah, ah, ah, ah, ah, ah.
.
Ver: “Educação - Ano de estudos e 1400 euros deitados à rua” in http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=195703&idselect=10&idCanal=10&p=94
.
.
PROPOSTA DE MELHORIA:
.
Que a maior parte dos COLÉGIOS deixe de ministrar o Ensino Secundário GERAL (+/- igual a Palha com notas inflacionadas) e passe a ministrar o Ensino Secundário TÉCNICO-PROFISSIONAL. Com acesso ao Ensino Superior. É lógico!
.
.
OFERTA PELA DIVULGAÇÃO DESTE DOCUMENTO:
.
TODOS os Alunos PODEM E - DEVEM – Candidatar-se / Concorrer TODOS os anos à BOLSA DE ESTUDO nas Universidades e Institutos Politécnicos (Públicos e Não Públicos):
.
"Oh ALUNOS Portugueses III" - SUBSÍDIO ESCOLAR e BOLSA DE ESTUDO , 30 Abril de 2004 em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#128423
.
NOTA: A BOLSA DE ESTUDO SERVE, entre outras coisas, PARA PAGAR AS PROPINAS aos alunos que não têm dinheiro suficiente para as pagar.
.
.
mauricio_102@sapo.pt

Harry disse...

É bom ver que temos rigor nos procedimentos judiciais!

Por outro lado, tentei emprestar um empregado à Repartição das Finanças, que não tem recursos humanos para processar as reclamações, mas não é possível...