quinta-feira, dezembro 01, 2005

30 de Novembro

Tantas vezes evocado... o 30 de Novembro não deve ser esquecido...



O problema essencial da vida, que é o problema da realidade ou da verdade, não existe, nem pode existir em iguais termos para o homem de inteligência superior e para o homem vulgar.

O homem de inteligência superior não tem, é certo, melhores elementos para descobrir a verdade do que os mais fechado dos idiotas. O que tem é melhores elementos para compreender por que é que ela não se pode descobrir.

Mas a descrença, a que chegam todos os espíritos elevados, em que a razão predomina sobre o sentimento, sendo para eles tónica, é absolutamente desastrosa para os inferiores. Sem fé, sem crença, o homem vulgar reduz-se a um bicho; com fé, com crença, o homem superior baixa de posto.

De aí o terrível paradoxo, que ataca todo o homem ao mesmo tempo superior intelectual e moralmente; que é inferior não sentir a descrença, e inferior pregar a descrença que se sente. O inferior não é capaz de descrença, porque a crença é um estado orgânico dos instintivos. Por isso a descrença, caindo nesse solo impropício, ou se torna um fanatismo às avessas, ou um materialismo sem teoria, ou uma simples estupidez.

Fernando Pessoa, ensaio sobre a Realidade

1 comentário:

Conceição Paulino disse...

preciso lembrar Pessoa. Bj de luz e paz